Engajamento da equipe: 7 dicas para aumentar imediatamente

Gestão de pessoas

Estimular o engajamento da equipe requer muita atenção, processos e esforços por parte dos gestores da empresa! Devido ao fato de ser uma tarefa difícil, muitos gestores acabam não priorizando este processo.

O que muitos não sabem é que uma equipe bem alinhada é capaz de fazer os negócios decolarem, visto que, produzem com mais qualidade e em menos tempo. Enquanto isso, a falta de engajamento pode ocasionar diversos problemas para a empresa, tais como: pouca colaboração, alta rotatividade e entre outros.

Esse processo vale muito a pena, afinal, os resultados desse engajamento podem ser colhidos em diferentes formatos que trarão vantagens para a empresa, além de promover o trabalho em equipe.

No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância do engajamento de uma equipe e compartilhar algumas dicas para aumentar imediatamente o engajamento da sua equipe.

Confira também: Absenteísmo no trabalho: como eliminá-lo de uma vez por todas

E então, se interessou pelo conteúdo? Continue lendo nosso artigo e confira as melhores dicas para aumentar o engajamento da sua equipe.

O que é engajamento?

O engajamento é obtido quando há identificação do funcionário com a cultura e valores da organização que participa. Sendo assim, se o funcionário cria um laço afetivo com o que a empresa prega, consequentemente ele aumentará a produtividade e o comprometimento com o time.

Um profissional engajado com a empresa exerce o trabalho com prazer, visando o sucesso da empresa e bons resultados.

Com o engajamento, o trabalho passa a ser um ponto positivo na vida do profissional, visto que, ele passa a fazer suas “obrigações” com prazer.

O engajamento abrange o lado funcional e emocional do funcionário, estimulando suas qualidades e desempenhos.

Aprenda a como identificar os 3 níveis de engajamento

Existem estilos diferentes de engajamento entre os funcionários, confira agora quais são eles:

  1. Engajado

O funcionário engajado é aquele que possui bons resultados, foco e grande disposição. Estão constantemente trazendo novas ideias, sugestões e faz o que pode para melhorar os resultados.

  1. Desengajado

O funcionário desengajado é aquele que entrega somente o necessário, cumprindo apenas com as suas obrigações.

  1. Altamente desengajado

O funcionário ativamente desengajado é aquele que costuma falar mal da empresa na qual trabalha e que não se identifica com o ambiente de trabalho. Tal negatividade é tão grande que pode acabar contaminando a equipe.

Portanto, é essencial identificar quem são os colaboradores ativamente desengajados e tomar uma atitude urgente para resolver esse problema!

Baixe Gratuito e-Book 5 Pilares do Sucesso

Importância do engajamento da equipe

A importância do engajamento da equipe está nos resultados que isso traz para a empresa. Funcionários engajados possuem um desempenho maior, além de possuírem um grande senso de competitividade. Tais funcionários são aptos para aprender coisas novas e adquirem novas habilidades com facilidades.

Confira agora alguns benefícios de investir no engajamento da sua equipe:

– Redução de faltas e abstenção

– Maior retenção de talentos

– Satisfação dos funcionários

– Construção de uma marca empregadora

7 dicas para aumentar o engajamento da sua equipe

Com o objetivo de te ajudar nesse processo de engajamento da sua equipe, listamos algumas atitudes de gestores que são essenciais e promovem o aumento do grau de colaboração e engajamento em seus times:

  1. Deixe claro os objetivos e responsabilidades

Quanto mais claro a empresa deixar quais são seus objetivos e a responsabilidade de cada funcionário, menor é a tendência de transferir responsabilidade ou se esquivar delas. Por isso, é essencial que o gestor estabeleça com cada membro da equipe uma rotina de acompanhamento para garantir que as pessoas tenham acesso ao apoio que precisam para realizar tal tarefa. Além disso, a empresa também pode fazer correções de rota

  1. De voz aos seus colaboradores

As pessoas querem ser ouvidas e para manter um time engajado, é extremamente importante, que sua empresa crie um espaço onde eles possam expressas suas opiniões, se sentindo seguros e sem serem julgados.

  1. Recompense pelo trabalho bem-feito

Infelizmente, é muito mais fácil, hoje em dia, criticar do que elogiar o próximo. Para ter uma equipe mais engajada, é essencial que o gestor reconheça o trabalho da sua equipe quando ele supera as expectativas. Você pode reconhecê-lo de várias formas, como um elogio em público ou a oportunidade de apresentar seu trabalho para outros times! Isso vai fazer com que seu funcionário queira se destacar mais, para que recompensas como estás, sejam dadas frequentemente e assim, ele possa crescer cada vez mais na empresa!

  1. Esteja aberto para receber feedbacks e busque por eles!

Como gestor de uma empresa, é essencial que você esteja aberto para escutar ativamente a opinião dos seus funcionários e refletir sobre o que ouviu. Tal comunicação é a chave para a criação de um vínculo maior com os funcionários, além de ser uma ótima oportunidade para ouvir e debater novas ideias e sugestões para a empresa.

  1. Incentive-os a se conhecerem

Como mencionado anteriormente, o engajamento abrange o lado funcional e emocional do funcionário, estimulando suas qualidades e desempenhos. Por isso, incentivando sua equipe a se conhecer, é uma forma de estimular esse lado emocional do funcionário. Além disso, conhecer os gostos, ideias e conhecimentos do seu funcionário, auxilia o gestor a saber quais habilidades deve explorar visando o sucesso da empresa. Tal interação ainda desperta o interesse natural e aumenta a probabilidade de ajudarem uns aos outros em momentos difíceis.

  1. Invista no autodesenvolvimento dos seus funcionários

Profissionais bem-preparados trazem melhores resultados. Por isso, é essencial que além de focar na parte técnica do conhecimento, os gestores pratiquem o autodesenvolvimento técnico e pessoal dos seus funcionários, visto que, quando se conhecerem melhor como seres humanos, mais fácil se torna criar um vínculo com seus times, aumentando assim a confiança e o nível de engajamentos

  1. De preferência ao público interno

Quando surge uma vaga na organização, o ideal é priorizar quem já faz parte da companhia e conhece sua cultura. Quando aparecem oportunidades internas, os colaboradores se sentem valorizados e reconhecidos e, consequentemente se tornam mais abertos a colaborar com a empresa e os colegas.

E então, se interessou pelas informações contidas nesse artigo? Se sim, continue acompanhando nosso blog e veja muitas outras informações como essas!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Capacitação profissional: o que significa e qual sua importância para as empresas?
Segurança do trabalho: ações indispensáveis para o dia a dia de trabalho