Segurança do trabalho: ações indispensáveis para o dia a dia de trabalho

Sem categoria

No que você imagina quando se fala em segurança do trabalho? Na maioria dos casos, esse termo leva a se pensar em textos e imagens referente à importância da utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), as normas e leis que seguram essa questão, conscientização e prevenção de acidentes.

De fato, isso faz bastante sentido. Contudo, a saúde ocupacional também corresponde à segurança do trabalho e executa um papel muito relevante na promoção da saúde física e mental dos colaboradores.

Sendo assim, quer saber mais sobre a segurança do trabalho? Continue na leitura deste artigo que preparamos especialmente para você.

Confira a seguir!

O que corresponde segurança e saúde no trabalho?

Segurança e Saúde no Trabalho (SST), são várias normas e procedimentos legalmente exigidos às companhias e empregados com intenção da prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e proteger a integridade física e mental do trabalhador.

Atualmente no Brasil, existem profissionais específicos que são responsáveis por certificar que as normas sobre a saúde e segurança do trabalho sejam corretamente aplicadas nas empresas.

Já no âmbito do Ministério da Economia, corresponde a Coordenação Geral de Segurança e Saúde no Trabalho (CGSST), com vínculo à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a encarregada pela gestão no Brasil das atividades relacionadas à segurança e saúde no trabalho no âmbito do Poder Executivo.

Todavia, outros órgãos e instituições também agem na matéria, embora não possuam a requisição de editar as Normas Regulamentadoras (NR).

Relevância da Segurança do Trabalho

A Segurança do Trabalho é um método cujo objetivo maior é a proteção dos funcionários no local de trabalho. Aliás, o direito ao trabalho é garantido pela Constituição Federal, assim como o direito de trabalhar em uma área segura e saudável.

Mas não basta apenas que a companhia funcione dentro da lei. Zelar pela segurança e pela saúde dos colaboradores deve ser uma questão indiscutível de todas as organizações.

Além do mais, afirmar e assegurar a integridade dos empregados é também um modo de melhorar o desempenho e a visibilidade positiva da empresa.

Ações indispensáveis para promover segurança no dia a dia de trabalho

Conhecer e trazer as NRs

Dos gestores aos funcionários, é indispensável possuir algum tipo de entendimento dos fundamentais aspectos das normas de SST que estão relacionados às atividades na empresa.

De modo geral, ainda que este conhecimento seja de maior responsabilidade dos profissionais que atuam na área, é necessário que a gestão entenda as normas para dar exemplo a todos.

Diálogos Diários de Segurança

Estes diálogos possuem a proposta de ocorrerem logo no início de cada turno de trabalho, sendo necessário o debate de apenas um tema por dia, de mais ou menos 15 minutos.

Diante disso, é importante que essas conversas sejam programadas com antecedência e divulgadas para todos os colaboradores da empresa através de um material chamativo e direto.

Realize a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT)

A SIPAT é prevista na NR 05 como uma responsabilidade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em conjunto com os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e gestão.

Essa ação funciona como uma semana para cativar os funcionários por meio de palestras, gincanas, dinâmicas, debates e materiais que trazem informações sobre várias situações que envolvem a segurança do trabalho.

Estimule o reporte de desvios e incidentes

O colaboradores precisa ser seu grande aliado na identificação de questões de risco e de pontos a serem melhorados, visto que, é ele que está diariamente exposto às situações que irão refletir na execução da atividade.

Sendo assim, um método eficiente é estimular o empregado a reportar estas questões e/ou até mesmo disponibilizar bonificações para aqueles que mais colaborar com essas informações.

Observe a ergonomia do local de trabalho

A ergonomia deve ser delicadamente pensada para que o funcionário tenha conforto e autoconfiança no local de trabalho, como por exemplo:

  • Iluminação;
  • Sobrecarga mental;
  • Equipamentos de trabalho;
  • Ferramentas;
  • Postura corporal;
  • Temperatura da área; e muito mais, devem ser sempre avaliados.

Por isso, caso seja notado que a ergonomia está comprometida, deve-se criar um plano de ação com iniciativas de intervenção, com isso os colaboradores conseguirão trabalhar na sua função de maneira adequada.

Disponibilize EPIs adequados e determine o prazo de troca

O prazo de troca dos EPIs deve ser observado com bastante atenção, mesmo quando o equipamento possui validade indeterminada.

De modo geral, quando utilizado um item adequado, será um dos fatores cruciais que reforçarão a segurança do trabalhador e a troca periódica irá proporcionar ainda mais que esta questão se mantenha funcionando.

E aí, gostou do artigo? Confira esse e outros que complementam o tema aqui no nosso blog!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Engajamento da equipe: 7 dicas para aumentar imediatamente
Aprendizagem colaborativa: o que é, exemplos e como implementar?