Treinamento de segurança: veja as principais tendências ainda para 2023

Assim como ocorre em outros segmentos, o mercado de treinamento de segurança para empresas também passar por inovações, principalmente por estar no âmbito da saúde e segurança dos trabalhadores.

Existem alguns meios diferentes de aplicar um treinamento de segurança, que visa evitar acidentes e garantir a saúde e bem-estar dos trabalhadores, confira as principais tendências que podem ser incorporadas a sua empresa!

Aprendizagem social

A aprendizagem social é um modelo de ensino criado por um psicólogo, responsável por definir que a aprendizagem ocorre por meio da observação ou instrução direta, em um determinado contexto social.

Ao aplicar esse conceito em um ambiente corporativo, o aprendizado pode ocorrer por meio de maneiras distintas, seja por meio de perguntas, trocas de conhecimento ou conversas, o relevante é a experiência do ensino coletivo que auxilia na cultura da aprendizagem nesse ambiente.

Aprendizagem adaptativa

Assim como o nome sugere, a aprendizagem adaptativa permite a adequação das estratégias de educação para as necessidades individuais dos colaboradores, elevando a experiência educacional e proporciona uma compreensão mais abrangente.

São disponibilizados diferentes conteúdos para os funcionários possuírem mais autonomia com relação à maneira que pretendem absorvê-los, dessa forma, o conhecimento é retido com mais facilidade por mais pessoas.

Tecnologia imersiva

A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos, possibilitando a criação da realidade virtual e a realidade aumentada, sua incorporação em diversos segmentos, contribuindo para simulações em treinamentos de segurança.

São diversos benefícios proporcionados por sua utilização, é possível realizar um treinamento focado na busca por falhas em equipamentos de proteção individuais (EPIs), de forma mais eficaz e segura.

Afinal, para que esse tipo de treinamento fosse feito, sem essa tecnologia, era necessário o armazenamento de equipamentos defeituosos nas empresas, ocupando espaço e possibilitando algum erro.

Outra possibilidade é a sua utilização a fim de treinar os trabalhadores para identificar riscos nos canteiros de obras, sem colocar pessoas em risco, por exemplo.

Gamificação x Treinamento de segurança

A gamificação foi a solução encontrada para envolver mais os funcionários nos treinamentos de segurança e torná-los mais assertivos, aumentando as taxas de participação e finalização dos treinamentos.

As informações são transmitidas por meio de jogos, atividades e interações que utilizam um sistema de recompensas, premiações e ranqueamento, estimulando a competição saudável entre os colaboradores e os mantém envolvidos no processo.

Mas, deve ser realizado com equilíbrio entre os métodos que misturam diversão e eficiência, para que seu propósito seja alcançado, mas como implementar a cultura da segurança no trabalho?

Como a segurança um hábito no trabalho?

Algumas ações podem ser realizadas que encorajam os comportamentos de segurança no ambiente de trabalho, o principal é o treinamento, que, inclusive, é obrigatório que ocorra anualmente.

Os treinamentos são essenciais para o sucesso das próximas ações a serem realizadas, é através deles que as instruções são passadas e os trabalhadores são preparados a agir da maneira correta quando alguma situação ocorrer.

Uma ótima sugestão é planejar e definir treinamentos periódicos, que instruam os funcionários sobre os riscos aos quais estes estão submetidos diariamente em suas atividades.

Realize análises de riscos

As análises são modos de conhecer os riscos aos quais os colaboradores estão expostos, para a empresa conseguir elaborar estratégias de alertá-los sobre eles e ensiná-los como agir em situações específicas, garantindo a segurança individual e da equipe na totalidade.

O que engloba as normas regulamentadoras que regem o segmento ao qual aquele grupo de trabalhadores está inserido, evitando possíveis problemas para a empresa, e adquirindo um conhecimento mais específico acerca dos equipamentos de proteção, direito e deveres dos funcionários e da empresa.

Solucione as ocorrências de modo eficaz

Comumente as ocorrências tidas como banais acabam passando mais despercebidas nas grandes empresas, que costumam focar em riscos maiores ou mais explícitos, porém, independentemente da proporção, qualquer ocorrência pode gerar danos para os funcionários ou para a empresa, quando o assunto é segurança.

As ocorrências devem ser solucionadas com rapidez e eficácia, evitando sua evolução para uma demanda mais grave.

Realize avaliações

As avaliações são excelentes termômetros para a eficácia dos treinamentos, por meio delas, é possível extrair um pouco do ponto de vista de cada funcionário e sugestões do que deve ser alterado.

Enquanto isso, a empresa consegue identificar quais são as necessidades dos seus colaboradores, para realizar as mudanças necessárias que garantam sua segurança, com a tecnologia, estas avaliações podem ser feitas de modo otimizado e anônimo, deixando o trabalhador mais confiante para ser sincero.

Garanta o cumprimento das normas

Não importa quantas medidas sejam tomadas, ações ou treinamentos realizados, os hábitos de segurança serão postos em prática apenas com uma fiscalização contínua.

A empresa e os gestores precisam estar atentos às atitudes e ações dos colaboradores, que devem respeitar as normas de segurança, diretrizes e valores da empresa, deve haver essa fiscalização sem interrupções, para que a cultura da segurança no trabalho seja tratada com seriedade no ambiente corporativo.

Os equipamentos de proteção individual precisam estar sendo utilizados e da maneira correta, as jornadas de trabalho devem ser respeitadas, o ambiente físico deve ser harmônico e seguro, nenhum funcionário deve ser sobrecarregado ou instruído incorretamente.

A fiscalização ativa contribui para a transformação das atitudes em hábitos.

Invista em inovação

A segurança no trabalho deve estar ocorrendo na prática atualizadamente, as mudanças ocorrem de maneira veloz, assim como as inovações, estar atualizado é essencial para garantir a otimização da rotina dos trabalhadores, demandando uma presença mais ativa da tecnologia.

A automatização de alguns processos e soluções têm o poder de identificar possíveis falhas, riscos ou abusos com rapidez e assertividade, além de entregar as soluções com as mesmas qualidades, ou seja, de modo rápido e seguro.

Os sistemas variam conforme os segmentos, porém, a grande parte deles pode ser conectada aos equipamentos utilizados, fiscalizando-os durante o exercício das atividades, reforçando sua qualidade e identificando erros e riscos.

Fica nítida a importância da aplicação da segurança no trabalho no cotidiano dos trabalhadores, as estratégias aqui abordadas garantem segurança e prevenção aos funcionários e a empresa, diminuindo os riscos e prejuízos.

Para aplicar palestras e treinamento a sua empresa, acesse o nosso site.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Assertividade: a chave para a liderança exemplar
Medo da IA: entendendo os benefícios da inteligência artificial