Você sabia que empresas que investem no bem-estar físico e mental dos trabalhadores são até 235% mais eficientes? Ao implementar práticas ergonômicas no ambiente de trabalho, uma empresa visa garantir a saúde, segurança e qualidade de vida dos funcionários. Saiba mais sobre ergonomia.
Com a pandemia da Covid-19 a modalidade do trabalho “Home Office” cresceu cada vez mais e assim como em um ambiente presencial de trabalho, é importante trazer práticas ergonômicas para o ambiente de trabalho home office, visando uma ginástica laboral. Por isso, é importante que os trabalhadores entendam a importância da ergonomia para saúde do profissional e conheçam seus principais tipos e diferenças.
Então, que tal conhecer um pouco mais sobre ergonomia? Continua a leitura do artigo e entenda o impacto da ergonomia na saúde profissional.
O que é a ergonomia?
Ergonomia é um conjunto de regras e procedimentos, regulamentados pela Norma Regulamentadora 17, que visam garantir os cuidados com a saúde profissional, pensando no desempenho geral da empresa.
A ergonomia atua de forma a adaptar o ambiente de trabalho de forma a garantir o bem-estar do trabalhador, promovendo assim a sua produtividade e evitando que acidentes aconteçam ou possíveis problemas de saúde se desenvolvam.
Quais são os problemas que podem ser desenvolvidos pela falta de ergonomia?
Falando sobre a falta de ergonomia no home office, o trabalhador pode desenvolver inflamações, dores nos músculos, articulações, tendões, nervos e ligamentos e lesões. Tais problemas que podem ser desenvolvidos ao longo do tempo estão englobados na Lesão por Esforço Repetitivo, também conhecido como L.E.R.
Além dos problemas físicos, o trabalhador pode desenvolver problemas psicoemocionais com a falta de ergonomia, que podem desencadear gastrite, ansiedade, fadiga e entre outros problemas.
Tais problemas contribuem para a insatisfação e baixa produtividade do trabalhador, afetando consequentemente os resultados da empresa a qual trabalha.
Qual a importância da ergonomia no home office?
Como mencionado anteriormente, a ergonomia tem como objetivo garantir boas condições de trabalhado, visando proporcionar o bem-estar dos trabalhadores.
As doenças são geralmente provocadas devido a fatores como esforço repetitivo e a má postura e, no home office não é diferente. É necessário que o profissional tenha um espaço de trabalho confortável, eficiente e seguro.
Quais são os principais desafios da ergonomia no home office?
Os principais desafios para garantir a segurança e bem-estar dos trabalhadores no home office estão relacionadas as instalações residenciais que não são propícias para receber uma rotina de trabalho e as distrações, que são fatores que interferem no rendimento do trabalhador.
Quais são as práticas que você pode inserir no ambiente de trabalho home office?
Com o intuito de transformar um local na sua casa propício para uma jornada de trabalho, listamos algumas práticas que devem ser praticadas, para melhorar a ergonomia durante o trabalho remoto. São estas:
– Mantenha-se com a coluna ereta, apoiando as costas totalmente no local em que você estiver sentado, garantindo assim, a estabilização e conforto da coluna
– Verifique se o seu monitor está posicionado na altura dos seus olhos. Assim, você evitará tensão na região cervical
– Mantenha os membros superiores alinhados e relaxados. Para isso, posicione os cotovelos em um ângulo de 90 graus e os apoie onde estiver sentado. Além disso, alinhe os antebraços a mesa – mantendo braços, ombros e punhos em posição neutra.
– Mantenha os pés sempre apoiados no chão, garantindo assim, uma postura mais adequada
– Mantenha os joelhos em um ângulo de 90 graus, favorecendo assim, a circulação sanguínea dos membros inferiores.
– É importante que você faça uma pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhando. Levante-se um pouco, faça uma leve caminhada e alongue-se assim que possível!
Além disso, é importante que você tenha um local especialmente preparado para seu trabalho – que esteja de acordo com as normas de ergonomia. É importante pensar nos posicionamentos dos móveis e equipamentos, em uma boa climatização e iluminação
Obrigações legais da empresa na qual você trabalha em home office
De acordo com o artigo 2º da CLT, é responsabilidade da empresa arcar com todos os custos de sua atividade econômica para prestação de serviços em home office. Sendo assim, elas devem ofertar equipamentos e ajuda de custos com os gastos de forma a garantir a segurança e bem-estar do funcionário.
E então, gostou do nosso artigo? Se sim, continue acompanhando o meu blog e tenha acesso a mais conteúdos sobre segurança do trabalho!