Trabalhar em equipe traz muitos desafios e também muitas recompensas. Unir várias pessoas com habilidades, qualidades e conhecimentos diferentes, buscando alcançar a mesma meta, com certeza é uma ferramenta importante para alcançar melhores resultados em qualquer empresa, além de contribuir com o crescimento individual de cada componente do grupo!
O trabalho em equipe traz diversas vantagens, como: promover a integração do grupo, desenvolver habilidades individuais, maior velocidade para alcançar as metas e ter menor pressão individual sobre o trabalho. Além disso, é uma ótima forma de exercitar a divisão de tarefas e a confiança no outro.
Para que uma equipe seja bem-sucedida e alcance melhores resultados, é preciso que cada um dos seus componentes esteja apto para dar o seu máximo, não concorda? E, para que eles possam ser o seu melhor no trabalho, é essencial que confiem não apenas no outro, mas principalmente em si mesmos!
Ter colaboradores autoconfiantes traz mais resultados para a equipe como um todo. Isso acontece porque quando a pessoa passa a acreditar mais em si mesma, ela fica mais confiante para colaborar com ideias, mostrar seu potencial e realizar suas tarefas com excelência.
Para alcançar a meta de ter uma equipe formada por pessoas que acreditam no próprio potencial, é importante que o líder saiba como ajudá-los de forma que a equipe, como um todo, potencialize seus resultados. Quer saber como?
Fica com a gente que vamos te dar algumas dicas de como fortalecer a autoconfiança dos seus colaboradores!
Mas antes, o que é a autoconfiança?
Antes de criar metas para promover a autoconfiança da equipe, é preciso saber do que ela se trata.
Ter autoconfiança é, basicamente, confiar em si mesmo, nas suas qualidades e habilidades, ou no seu potencial para realizar determinadas tarefas. Uma pessoa autoconfiante tem a autoestima elevada, não tem medo de dar sua opinião, tem coragem para ir atrás dos seus objetivos e não necessitam de aprovação dos outros.
No entanto, nem todo mundo nasce confiante, não é? Como disse Barrie Davenport, autora norteamericana de vários best-sellers, “a autoconfiança pode ser aprendida, praticada e dominada. Assim que você acreditar em si mesmo, tudo em sua vida mudará para melhor”.
Existem diversos livros, vídeos e artigos sobre a importância de desenvolver a autoconfiança e dando dicas de como alcançá-la. O autor estadunidense Tony Robbins possui diversas publicações acerca do tema, como “Desperte o gigante que há em você”, que podem auxiliar no caminho do reconhecimento próprio.
Mas como um líder pode usar isso a favor de aprimorar os resultados da sua equipe de trabalho?
O papel do líder no processo de autoconfiança: 5 dicas
O líder, dentro de uma equipe, é uma pessoa modelo, alguém a quem recorrer e a quem se espelhar. Por isso, tem papel fundamental no desenvolvimento não apenas coletivo, mas individual de cada um dos seus colaboradores, e deve buscar formas de aprimorar cada um deles.
Um líder confiante tem mais influência e inspira a confiança dos seus colaboradores!
Mantenha uma hierarquia por respeito, sem soberba
Quando a equipe vê o líder como igual e cria uma relação de proximidade, as pessoas se sentem mais confortáveis para dar sugestões, tirar dúvidas e mostrar suas reais habilidades. E isso vai ser construído com o líder mostrando que todos tem o mesmo espaço e a mesma importância na equipe, mas sem deixar de reafirmar sua posição de líder. É importante que a equipe saiba a quem recorrer, sem ter medo de fazer isso.
Feedbacks construtivos
É essencial que o líder saiba reconhecer seus profissionais, suas qualidades, habilidades, competências, seus diferenciais, mas também seus esforços para cumprir as tarefas designadas. Mas, além de reconhecer, ele precisa falar, elogiar e motivar seus colaboradores!
Dar feedbacks sinceros e construtivos, mantendo uma comunicação clara, é ideal para isso. Elogiar os pontos positivos ajuda a aumentar a autoconfiança da pessoa e deve ser constantemente praticado! Além disso, indicar seus pontos negativos pode fazê-la aprimorá-los em busca de melhores resultados
Valorize as pequenas conquistas
A dica número 3 é: considere cada pequena conquista como algo importante e crie uma estratégia de metas e recompensas.
Quem nunca quis ser reconhecido e recompensado pelo seu trabalho? Quando alguém do grupo alcança um objetivo e é reconhecido por isso, todos querem o mesmo, concorda?
Criar estratégias de metas a serem cumpridas e recompensas a serem recebidas por elas é uma ótima forma de motivar cada membro da equipe. Impulsionar todos significa também impulsionar a empresa.
Incentive as pessoas a darem opiniões e tirarem dúvidas
Criar um ambiente profissional leve, transparente e que estabeleça uma comunicação clara entre seus colaboradores é o primeiro passo para que se sintam confiantes para contribuir com suas ideias e opiniões.
Para isso, o líder pode, por exemplo – para solucionar determinado problema que surgiu – chamar funcionários que ele reconheça ter características fortes para aquele perfil de situação. Isso vai dar ao indivíduo maior protagonismo, além de um ambiente mais propício para que consiga contribuir, já que vai lidar diretamente com as suas próprias habilidades.
Um outro exemplo de como aplicar essa dica é, durante reuniões, instigar seus colaboradores a fazer perguntas, criando um espaço que não julgue nenhum tipo de dúvida e que agradeça por cada contribuição dada.
Estabeleça metas reais, que o líder sabe que a equipe consegue cumprir
Metas inalcançáveis gera pessoas frustradas. Pessoas frustradas são menos propensas a confiarem em si mesmas.
Seguindo essa lógica, é importante que as metas a serem alcançadas pela equipe sejam estabelecidas com a certeza de que elas vão conseguir cumprir, mesmo que a verdadeira meta seja maior do que a divulgada. Alcançar esse lugar e, possivelmente, ultrapassar ele, faz com que a equipe se sinta cada vez mais confiante não apenas como grupo, mas autoconfiante do seu próprio trabalho.
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