O que é DDS: motivos para colocá-los em prática

Você sabe o que é DDS? A sigla significa Diálogo Diário de Segurança e nada mais é do que uma conversa com os colaboradores de uma empresa sobre os riscos e de que maneira deve evitá-los.

Essa prática é um recurso do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, e é utilizada para conscientizar os funcionários sobre as mais adequadas práticas de segurança, saúde e meio ambiente.

Nesse artigo você pode entender melhor como funciona o DDS e os principais motivos para colocá-lo em prática. Ficou curioso? Continue a leitura!

O que é DDS?

Como já foi citado, o DDS se trata de uma conversa com os colaboradores sobre os riscos no ambiente de trabalho e as maneiras existentes de evitá-los. Porém, não é somente sobre esse assunto que pode ser abordado durante esse diálogo, temas relacionados a saúde física e psicológica, meio ambiente e bem estar também devem estar nesse roteiro.

É uma prática do SESMT ( Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) que serve para facilitar na conscientização desses colaboradores para prevenir acidentes e resultar em um ambiente e prática mais segura.

Além disso, esse diálogo ajuda de forma direta na integração da equipe e na troca de experiências e informações que colaboram para evitar erros e prevenir danos à saúde de todos os envolvidos.

Agora que você já sabe o que é DDS, deve estar ansioso para descobrir como funciona na prática e qual é a importância dessa atividade para a rotina de sua empresa. Detalhamos esses aspectos a seguir.

Como funciona na prática?

De forma simples, as informações são compartilhadas com os colaboradores por meio de um diálogo. Sendo assim, deve ser conduzido por alguém que seja responsável pela segurança do trabalho, ou até mesmo uma pessoa que possua conhecimento sobre o tema.

De maneira geral, não demanda muito tempo. Leva cerca de 5 a 15 minutos e ocorre diariamente antes do início dos trabalhos. Nesse momento, é ideal que os colaboradores ouçam atentamente o que o condutor da reunião está falando, como também é importante também que os funcionários compartilhem informações relevantes para o grupo.

Baixe Gratuito e-Book 5 Pilares do Sucesso

Qual sua importância e eficácia?

Apostar em bem-estar, qualidade de vida e segurança dos funcionários é o maior investimento de uma empresa. Um colaborador com saúde física e mental íntegra, com certeza apresenta um melhor desempenho e rendimento na sua prática. É notório que um profissional saudável é muito mais produtivo.

Além disso, os DDS impactam positivamente em diversos fatores, como:

  • Reforço de informações relevantes, como conhecimentos passados em cursos que valem a pena ser lembrados;
  • Esclarecimento sobre melhorias na saúde e qualidade de vida;
  • Dinâmica e interação, promove uma maior proximidade, o que é bastante positivo para realizar esclarecimentos;
  • Menos acidentes e maior eficácia nas atitudes preventivas.

Como aplicar o DDS na minha empresa?

Inicialmente, você deve promover uma reunião para comunicar os funcionários e explicar o que é o DDS e como funciona. É interessante que comunique sobre os pontos positivos desse diálogo, para que os colaboradores também estejam mais interessados e ativos nessa dinâmica.

Durante os DDS, é importante que mantenha uma linguagem simples e acessível para todos. A intenção é conseguir comunicar e passar a mensagem da maneira mais clara e não tornar aquele momento maçante e desafiador.

É extremamente enriquecedor que leve casos reais para exemplificação da mensagem que quer transmitir. Com certeza, essa atitude causa uma maior sensibilização, e consequentemente, maior adesão.

Como também, é imprescindível que os assuntos sejam atuais e úteis. É necessário que os assuntos abordados durante os diálogos sejam relevantes e façam parte da rotina dos funcionários para que faça sentido para eles.

Por último, incentive a participação. Deixe claro que aquele momento deve ser de troca, e que todo mundo pode contribuir com informações que considerem relevantes e ajudem os colegas.

E aí, conseguiu compreender melhor sobre o que é o DDS e a importância dele no dia a dia de sua empresa? Está esperando o que para colocar em prática tudo o que aprendeu?

Para continuar por dentro de mais assuntos como esse, continue a leitura no blog.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Saúde do trabalhador: depressão no trabalho e suas causas
EPI e EPC: dicas para proteção e segurança dos trabalhadores